Esqueci a senha Associe-se

Notícias

RedePetro publicou
Vantagens de utilizar o processo de corte de metais por Plasma

Vantagens de utilizar o processo de corte de metais por Plasma

O processo que já teve pouca credibilidade na indústria de corte de metais, hoje agrupa as principais tecnologias em sistemas de cortes manuais e mecanizados do segmento.

Desde a década de 50, o corte a plasma - que consiste num processo similar ao de Soldagem por arco elétrico com gás de proteção - vem conquistando um espaço considerável na indústria do corte de metais. O processo passou por muitas etapas de aprimoramento até chegar ao patamar de forma mais eficiente para cortes de metais.

Em um passado não tão distante o corte a plasma era dono de uma reputação muito negativa no mercado de corte de metais, o ângulo de corte e a inconsistência do processo eram as grandes dificuldades no segmento. Mas graças ao avanços tecnológicos dentro do setor a importante reviravolta aconteceu na história do corte plasma e hoje ele está entre os principais processos de corte metálicos.
Há várias vantagens em recorrer a esse processo no caso de corte de chapas metálicas, dentre essas, a principal consiste na redução do risco de deformação por conta da redução da zona termicamente afetada(ZTA). As demais seriam:
· Corta todos os metais condutivos de eletricidade
· Cortes com grande precisão
· Pequena zona afetada pelo calor
· Custo do equipamento, atualmente bastante razoável
· Consumíveis e acessórios facilmente encontrados no mercado
· Processo de fácil entendimento, proporcionando um treinamento muito efetivo e rápido para o operador
· Opções de equipamentos de Corte Automatizados (CNC), proporcionando altíssima precisão nos cortes e grande produção.
Em Pernambuco existe uma empresa associada da Rede que é especializada no corte e conformação de chapas metálicas com plasma é a JEFFIL, empresa que conta com um parque industrial com máquinas revolucionárias em relação à corte a plasma, seus serviços são feitos com modernas máquinas de dobras, metaleira múltipla-função e máquinas de solda. A empresa tem uma sede em Pombos-PE, e conta com mais de 10 colaboradores.

Com o portfólio recheado, o Engenheiro Mecânico e CEO da JEFFIL, Jefferson Barros, é quem está a frente da empresa, ele participou do programa de graduação sanduíche na T.U-Braunschweig Alemanha, daí o perfeccionismo dos cortes; Ele também trabalhou na BMW, assim desenvolvendo o mais aguçado sentido para o aprimoramento dos serviços da empresa. Durante o período de graduação trabalhou desenvolvendo e fabricando carros off-road e após formado, trabalhou na Gestamp Wind Steel na fabricação e montagem de torres (100m) para turbina eólica e também na Odebrecht como responsável pela montagem do canteiro industrial da Arena Pernambuco e hoje é ele quem está a frente da JEFFIL.

“O Plasma é uma forma, isso significa que pode causar queimaduras ou casos mais graves.O uso inadequado desses equipamentos pode ocasionar esmagamento de dedos e braços, no caso de peças pesadas no manuseio também pode causar acidente de operação.” Argumenta o presidente da empresa, Jefferson Barros.
“A empresa nasceu da necessidade do serviço de corte e conformação de chapas metálicas com qualidade diferenciada, de acordo com as demandas do mercado que buscavam um serviço que atendesse e superasse as expectativas dos clientes, supervalorizando a qualidade, a tecnologia, o relacionamento, a transparência e o compromisso com seus clientes, meio ambiente e a sociedade.” Complementa.

Outras Notícias

Ver mais notícias
Facebook