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Marketing interno e endomarketing: o que são e como podem ajudar as empresas

Marketing interno e endomarketing: o que são e como podem ajudar as empresas

A comunicação é um campo extremamente amplo e recheado de possibilidades, não é mesmo? É nesse mar de oportunidades que se encontram o marketing interno e o endomarketing. Mas será que você sabe o que é endomarketing e o que é marketing interno? Ou melhor: será que sabe como eles podem ajudar sua empresa a ser mais produtiva e competitiva?

Se você quase respondeu à primeira pergunta, mas se deteve porque bateu uma certa incerteza, chegou o momento de esclarecer todas as suas possíveis dúvidas. Aprenda, de uma vez por todas, a diferenciar essas duas vertentes da comunicação organizacional e entender seu potencial no auxílio ao relacionamento das empresas com seu público interno.

O que é endomarketing
Com o conceito de marketing você provavelmente já está devidamente familiarizado, certo? Trata-se da comunicação da organização com o mercado. Dessa forma, é possível inferir que o endomarketing é o marketing feito internamente, para os próprios funcionários da empresa. Simples assim. Mas como isso funciona? O endomarketing empresta ferramentas e estratégias do marketing tradicional para vender a imagem da empresa e de seus produtos para seus colaboradores, visando torná-los engajados a ponto de se transformarem em verdadeiros embaixadores da marca.

Esse é o objetivo maior do endomarketing: fazer com que as pessoas realmente vistam a camisa da empresa e a defendam, porque acreditam em seus propósitos e em seus produtos, em todas as instâncias. Esse sentimento de pertencimento provocado pelo endomarketing faz com que o público interno se sinta mais coeso, ligado a um objetivo maior e, assim, comprometa-se com a empresa de maneira mais efetiva.

O que é marketing interno
Se endomarketing é um marketing voltado para o público interno, então o que é marketing interno? O marketing interno é a comunicação interna da empresa, que preza pelo relacionamento interpessoal, pela disseminação da cultura empresarial e pelo fluxo de informações em uma via de mão dupla, em que os funcionários podem emitir livremente suas opiniões, sendo ouvidos pelas lideranças.

O termo marketing interno é utilizado porque, na maioria das empresas, quem faz essa comunicação é seu departamento de marketing. Contudo, em muitos outros lugares, essa estratégia é planejada e executada pelo setor de gestão de pessoas, contribuindo para a pluralidade de sinônimos que se vê no mercado.

Vale ressaltar que a comunicação interna tem um caráter social, por meio do qual os funcionários são trabalhados a partir do conceito de parceria e colaboração — de onde vem o termo ‘colaboradores’ para definir o público interno. Já no endomarketing, o público interno é tratado como cliente interno, que deve ser persuadido a acreditar na marca.

Como exemplos de ações de comunicação interna bem-sucedidas, podemos citar o programa Portas Abertas, da empresa Rhodia, que provocou uma inovação na gestão da empresa com a comunicação interna há 90 anos e rendeu até um livro sobre o acontecimento. Os funcionários foram envolvidos em todas as instâncias da comunicação, elevando sua competitividade e imagem perante os públicos de maior interesse.

Como o marketing interno e o endomarketing ajudam
À medida que se desenvolve fluxos de comunicação mais ágeis e transparentes por meio do marketing interno, os funcionários se sentem motivados a participar de ações de endomarketing, tornando-se mais abertos a uma comunicação mercadológica focada na venda de atributos intangíveis — como a melhor empresa para se trabalhar, o melhor produto do mercado e assim por diante.

O objetivo dessas duas formas de comunicação é sempre manter os funcionários satisfeitos com o trabalho, produtivos e bem relacionados com seus colegas, contribuindo para a qualidade do clima organizacional e tornando-se exemplos a serem seguidos pelos futuros funcionários.

É importante ressaltar que se a empresa não atua conforme o que comunica, não será bem-sucedida em suas ações de marketing interno e endomarketing, pois suas ações serão conflitantes com a comunicação interna. Portanto, alinhar o marketing interno e o endomarketing à cultura da empresa é um passo simplesmente essencial. Caso queira ter um ponto de partida nas suas ações externas, você pode iniciar com ações de marketing digital.

Fonte: http://contaazul.com

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