Esqueci a senha Associe-se

Notícias

RedePetro publicou
3 Passos para elaborar um planejamento estratégico nas empresas

3 Passos para elaborar um planejamento estratégico nas empresas

O segredo de alcançar bons resultados está em preparar a estrutura organizacional interna através de estratégias para os possíveis eventos externos, de modo que garantam o melhor desempenho possível.

Veja abaixo 3 dicas para elaborar um plano Planejamento Estratégico


1 . Verifique como está sua empresa

Para ter um retrato exato de como está o seu negócio é preciso que seja feito um diagnóstico das análises interna e externa.

A análise externa visa identificar quais são as ameaças e oportunidades do negócio e como isso está refletindo internamente na empresa.

Um exemplo de ameaça, podemos citar concorrência e o quanto está ou poderá estar afetando o desempenho de sua empresa. Quanto a oportunidades, um exemplo, seria alcançar mercados em potenciais pouco ou mal explorados.

A análise interna é a avaliação de todos os recursos da empresa, por exemplo, recursos financeiros, humanos, tecnológicos materiais etc. Verificando se são suficientes e estão sendo bem empregados, com o intuito de descobrir os pontos fortes e pontos fracos existentes.

Para ter uma análise minuciosa o empresário pode optar em contratar um serviço de consultoria.

2 . Planejamento

Identificando o que é importante para empresa a próxima etapa é começar a formular o planejamento alinhado a visão, missão, valores e objetivos. Também é a hora de traçar metas e criar os planos de ação.

Isso define a direção da empresa em longo prazo e esclarece a missão (mercados, clientes, produtos, etc.) e visão (conceituação do que o futuro de sua organização deveria ou poderia ser).

A partir desta análise, é possível determinar as questões mais importantes a serem resolvidas e traçar metas que requerem a atenção integral e imediata de toda a equipe administrativa. O planejamento estratégico deve se feito com base nessas questões.

3 . Implementação, avaliação e controle

Elaborado o planejamento estratégico, a etapa seguinte é colocar em prática toda a estratégia para alcançar os objetivos traçados por meio do diagnostico das análises internas e externas.

Sempre controlando e avaliando o processo de desempenho no sentido de aperfeiçoá-lo (o planejamento estratégico não é algo deva ser estático) para garantir resultados eficientes.

O planejamento não é a solução de todos os problemas de uma empresa, mas ajuda a gestão administrativa a determinar onde se deseja chegar diminuindo bastante os tropeços presentes e muitas vezes inevitáveis na jornada empresarial.

Premium Consultoria / serviços empresariai
Fonte: http://www.administradores.com.br

Outras Notícias

Ver mais notícias
Facebook